Campanha Novembro Azul tem adesão da OAB Pernambuco

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

A OAB Pernambuco está apoiando a campanha Novembro Azul, com foco na conscientização sobre o câncer de próstata. De forma a chamar a atenção para a iniciativa, até o próximo dia 30, a fachada da sede da entidade, no Recife, ganhará uma luminosidade na cor que internacionalmente marca a mobilização.

Além da mudança temporária na iluminação externa do prédio, a OAB-PE promoveu na manhã dessa quarta-feira (01), na capital, uma distribuição de laços de fita azul entre funcionários e funcionárias da instituição. As peças são símbolo mundial da campanha.

Mais – A campanha Novembro Azul é celebrada no Brasil e no exterior. Tanto em território nacional como no estrangeiro, ela inclui a realização de ações voltadas à orientação e à estimulação da população masculina quanto aos cuidados com a saúde. As atividades também visam à superação do preconceito quanto ao exame de toque retal que é visto como tabu para muitos homens. O procedimento, no entanto, é simples e indolor e essencial para a detecção do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), excluindo os de pele, tumores malignos na próstata são os mais comuns entre os homens. A estimativa para esse ano é que 61,2 mil novos casos do problema sejam registrados no país. A doença de evolução silenciosa matou 13.772 no Brasil pessoas em 2013.

Como alguns dos fatores de risco, o Inca aponta a idade – considerando o aumento na incidência e mortalidade após os 50 anos de vida –, e o histórico da neoplasia na família (pai e irmãos). Entre os principais sintomas estão a vontade constante e dores ao urinar, presença de sangue na urina e/ou no sêmen e dores ósseas. Para prevenir, uma das principais recomendações é a adoção de hábitos saudáveis, com prática de atividade física, sem tabagismo e com uma dieta com menos gorduras de origem animal e rica em frutas, verduras, legumes,  grãos e cereais integrais.