Conferência Estadual de Advocacia de Pernambuco reúne mais de 60 especialistas

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O segundo dia da Conferência Estadual da Advocacia mostrou a magnitude e a diversidade do evento que a OAB Pernambuco promove até este sábado (21) no Centro de Convenções do Senac em Caruaru, no Agreste. Ao longo dessa sexta-feira (20), o encontro reuniu mais de 60 especialistas e centenas de participantes para discutir temas atuais e de destaque para a categoria e a sociedade em geral, como Operação Lava Jato, consequências da reforma trabalhista, atualidades em direito eleitoral, retrocessos no direito do consumidor e dificuldades na recuperação judicial de empresas em crise, entre outros.

O time de palestrantes incluiu especialistas como José Antonio Savaris, juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4); a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio, o procurador regional da República (MPF-DF) José Jairo Gomes, o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) Marcelo von Admek, o procurador do Estado do Pará Henrique Mouta, o ex-presidente da OAB-PE Ademar Rigueira e o ex-ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Técio Lins e Silva. O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Eduardo Pugliese, foi um dos magistrados que compartilharam sua expertise com o público, assim como os juízes do TRT6 Gustavo Cisneiros e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Luiz Mário Moutinho.

O Conselho Federal da OAB (CFOAB) teve uma grande participação no evento nessa sexta. O secretário geral adjunto do órgão, Ibaneis Rocha, o ex-presidente Cezar Britto e o corregedor-adjunto Erik Franklin Bezerra foram palestrantes em assuntos variados. Da mesma forma que Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Charles Dias, procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB, e Valdetário Monteiro, conselheiro do CNJ pela OAB Nacional.

Nesse segundo dia de Conferência, a diretoria da OAB Pernambuco também se desdobrou no duplo papel de organizadora e protagonista de muitas atividades oficiais e em paralelo. O vice-presidente Leonardo Accioly, o secretário geral Fernando Ribeiro Lins, a diretora tesoureira Silvia Nogueira, o diretor geral da ESA-PE Carlos Neves Filho e o presidente da Caape, Bruno Baptista, participaram de painéis nas suas áreas de atuação. Já a secretária geral adjunta Ana Luiza Mousinho coordenou ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na área do evento e o I Encontro de Comissões da Mulher Advogada (CMA) da Ordem no estado.

Conselheiros federais e seccionais, gestores de subseções e membros de comissões da OAB Pernambuco, incluindo professores e coordenadores da ESA-PE e da Caape, ministraram palestras ou atuaram como debatedores ou mediadores nessa sexta-feira. Além dos representantes federais da Seccional no CFOAB, Silvio Pessoa Jr e Gustavo Ramiro, compuseram as mesas de debates o presidente da OAB Caruaru, Felipe Sampaio, Antonio Faria Neto, Gustavo Freire, Delmiro Campos Neto, Maximiano Maciel Neto, Marcelo Cumarú, Marco Aurélio Peixoto, Diana Câmara, Frederico Preuss Duarte, Núbia Sobral, Vinícius Calado, Emília Queiroz, Rodrigo Fernandes, Nemézio de Vasconcelos, Adrielmo de Moura, Saulo Amazonas, Carlos Barros, Renata Cortez, Lorena Guedes, Antonio Mota, Yuri Herculano e Leonardo Moreira.

Complementaram a grade da programação as discussões que envolveram o docente Misael Monenegro, o procurador de Estado Silvano Flumignan, o defensor público geral de Pernambuco Manoel Jerônimo de Melo Neto, o consultor e instrutor Bruno Aguiar, o tabelião e consultor Ivanildo Figueiredo e os professores e advogados Gustavo Azevedo, Schamkypou Bezerra, Fábio Silveira, Bertonny Vasconcelos, Jan Grunberg e Gustavo Ventura.

As atividades do dia foram completadas com uma homenagem ao sociólogo, professor, filósofo e autor de obras jurídicas Pinto Ferreira. A deferência se deu por meio de um painel com tema O Estado Democrático de Direito, um dos muitos assuntos de excelência do também jurista. Participaram da iniciativa a desembargadora emérita do TRF5 e professora Margarida Cantarelli, os procuradores do Estado e professores Walber Agra e Marcelo Continentino, o promotor de Justiça aposentado Luiz Andrade Oliveira e Marcelo Labanca, professor, jurista e procurador federal.