OAB-PE não reajustará anuidade em 2018

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

A anuidade cobrada aos advogados e estagiários inscritos na OAB Pernambuco não será reajustada em 2018. A novidade foi apresentada nessa quinta-feira (26) pelo presidente da instituição, Ronnie Duarte, em sessão do Conselho Pleno da entidade. Além disso, foi anunciado que o orçamento de 2017 será fechado sem necessidade de empréstimos bancários.

As boas notícias são frutos do trabalho intenso da OAB Pernambuco neste ano para reduzir gastos, adotando uma política de austeridade e otimização de recursos para fazer mais com menos custos. O investimento no sistema de governança corporativa, com a contratação da empresa de consultoria multinacional Deloitte, foi uma das medidas que possibilitou o aprimoramento dos processos e da estrutura de controles internos.

A OAB-PE também apostou em medidas para recuperação de crédito, implementando um setor para fazer cobranças extrajudiciais e judiciais com melhor qualidade. “Também decidimos suspender benefícios para os advogados inadimplentes, como o Recorte Digital, e o acesso gratuito aos estacionamentos credenciados pela OAB. Com isso, conseguimos recuperar crédito da entidade”, explicou a diretora tesoureira da Ordem, Silvia Nogueira.

Outra importante iniciativa da OAB Pernambuco para recuperação de crédito foi a campanha Advocacia Legal, que levou funcionários do setor financeiro para 10 cidades do interior, durante os meses de junho e julho, oferecendo opções de pagamento parcelado com cartão de crédito e redução de juros e multas.

Sob consultoria da Deloitte, a instituição também conseguiu reduzir as despesas fixas mensais em 30%. “Fizemos uma contratação para redução do valor que pagamos de contratos de locação, de fornecedores de materiais e de serviços”, disse Silvia Nogueira. “Além de tudo isso, compramos um sistema de gestão que vai permitir que nossos setores contábil, contas a pagar e a receber e arrecadação estejam interligados e se comuniquem em um único ambiente”, acrescentou a diretora tesoureira.