Mulheres ocupam presidência nas 1ª e 2ª Câmaras da OAB-PE em fato inédito

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

No mês da mulher, a OAB-PE comemora um fato inédito na sua história: as duas câmaras da instituição são presididas por mulheres. A 1ª câmara é presidida pela vice-presidente, Ingrid Zanella, e 2ª câmara pela secretária-geral, Ana Luiza Mousinho.

“A gestão deste triênio conseguiu antecipar a obrigatoriedade de termos 30% da diretoria composta por mulher, que só passaria a valer em 2021. Estar à frente da presidência da 1ª câmara e de tantos advogados comprometidos com a promoção de uma advocacia séria no nosso estado é motivo de orgulho mas também de uma imensa responsabilidade”, explicou a vice-presidente Ingrid Zanella.

Para Ana Luiza Mousinho, o reconhecimento vai além de presidir a mencionada Câmara, mas em poder trabalhar ao lado de uma equipe de advogados comprometidos com a promoção de uma advocacia séria, que engrandecem a OAB. “Ser representante feminina dos advogados na segunda câmara, além de ser um marco na história da nossa seccional, é de uma extrema responsabilidade social já que nossa estrutura, ainda, é de maioria masculina nos cargos de gestão e liderança”, comentou Mousinho.

ATUAÇÃO DAS CÂMARAS – A 1ª Câmara, comandada por Ingrid Zanella, trata de pedidos de inscrição no quadro de advogados e estagiários da OAB-PE, cancelamentos de inscrição, licenciamento da advocacia, anotações de impedimentos, dispensa de anuidade em casos específicos; trata também das sociedades de advogados e suas alterações contratuais. Já a 2ª Câmara, liderada pela secretária-geral Ana Luiza Mousinho, trata exclusivamente dos recursos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).