Advocacia de luto pela morte do ex-presidente Octávio Lôbo

25 maio de 2020

Faleceu neste domingo (24) o ex-presidente da OAB Pernambuco Octávio de Oliveira Lôbo. Ele tinha 87 anos. O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, decretou luto oficial e será respeitado um minuto de silêncio em memória de Lôbo na sessão plenária online desta segunda-feira (25).

Advogado e professor da Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Octávio Lôbo presidiu a OAB de 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1979 durante um dos períodos mais duros da vida política e institucional brasileira, o final do regime militar.

A presidência dele na seccional pernambucana coincidiu com a de Raymundo Faoro à frente da OAB Nacional. Logo no início dos mandatos de ambos, em 1977, o governo Ernesto Geisel baixou o chamado Pacote de Abril e fechou o Congresso Nacional.

Lôbo teve uma atuação destacada no direito empresarial. Na universidade, lecionou a cadeira de falência e recuperação judicial, ajudando na formação de várias gerações de advogados e advogadas que passaram pela UFPE. Foi agraciado pela OAB-PE com a medalha de mérito Joaquim Amazonas, concedida aos profissionais da advocacia que completam 50 anos de exercício profissional e sem cometer infração ético-disciplinar.

Ele estava internado após ter sido diagnosticado com coronavírus. Em respeito às regras prevenção ao covid-19, o velório e sepultamento será em uma cerimônia restrita.

Vários advogados e advogadas prestaram homenagens a Octávio Lôbo. “Um grande advogado e um dos melhores professores que já passaram pela Faculdade de Direito do Recife. Deixa uma grande lacuna. Fica o exemplo do grande ser humano, advogado ético e respeitado, um líder de classe e professor generoso”, afirma o presidente Bruno Baptista.

“Adeus a um querido amigo, maior professor, notável advogado e grande referência ética e de integridade profissional”, declarou o ex-presidente da OAB-PE Pedro Henrique Reynaldo, em uma rede social.

“O professor e grande Advogado Octávio Lobo deixa uma contribuição para além de significativa a partir do seu exemplo de advogado ético, cordato, intransigente na defesa da legalidade e da justiça”, escreveu o conselheiro seccional da OAB-PE Gustavo Freire.

Ex-alunos de Octávio Lôbo, entre eles conselheiros da OAB-PE, magistrados, membros do Ministério Público, advogados e operadores do Direito publicaram uma mensagem nas redes sociais em homenagem ao professor.

Saudades de seus ex-alunos da Faculdade de Direito do Recife / UFPE

Esta noite recebemos com muito pesar a notícia do falecimento do Professor Octávio Lobo. Inesquecíveis para cada um de nós as lições de direito comercial e de cordialidade e amizade do mestre que formou tantas gerações e marcou a vida acadêmica de tantos alunos que passaram pela Faculdade de Direito do Recife, nas  últimas décadas.

Receba, caro professor, nossa última homenagem e a expressão de um desejo enorme de estar presente nesse último adeus, o que infelizmente não será possível.

Nossas orações e pensamentos estão unidos com a sua família e seus amigos próximos. Sua vida marcou e influenciou a nossa vida  acadêmica. Receba nosso agradecimento póstumo e sincera homenagem.