Anuidade Zero e gestão integrada são destaques do Colégio de Presidentes do NE

DA OAB-PB

A cidade de João Pessoa sediou, na sexta-feira (22), o II Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB do Nordeste. O evento aconteceu no Hotel Cabo Branco Atlântico, localizado na avenida Cabo Branco, e foi comandado pelo vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia.

Na oportunidade, foram debatidos temas como anuidade zero, sistema de gestão integrado, transformação digital, alteração do artigo 56 do RGOAB, abatimento de despesas, compartilhamento das cotas estatutárias, participação do Nordeste em Conferência Nacional e publicação de atos processuais em Diário Eletrônico no âmbito dos TRF’s. Confira a ata do Colégio clicando AQUI

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, considerou o colégio extremamente positivo, ressaltando a experiência administrativa dos presidentes da Seccionais do Nordeste. “Os presidentes trouxeram soluções para os nossos desafios, ligados às mais diversas questões, como: informática, anuidade e outras de interesse da classe. Então, saio da reunião com a convicção de quê estamos cumprindo com os nossos deveres para fazer o melhor possível para a advocacia. Saio daqui bastante satisfeito”, declarou.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, agradeceu a presença do vice-presidente Luiz Viana e aos presidentes das Seccionais pela presença no evento, que, segundo ele, é inovador. “Estarmos juntos hoje aqui foi muito importante, pois estabelecemos pautas comuns, seja para administrativas, seja políticas, para fortalecer a advocacia e minorar  as dificuldades em tempos de crise e empobrecimento da profissão, para que possamos passar, com a força da união, por esse tempo de tormenta. Sabemos que grande frutos serão colhidos dessas reuniões, porque é exatamente através do dialogo, do debate, que se floresce as ideias e se encontram as soluções”, afirmou.

Paulo Maia acrescentou que o programa Anuidade Zero, que deverá ser colocado em prática no início de dezembro, foi o carro-chefe do Colégio. A Paraíba será o piloto do programa, que permitirá a advocacia a desoneração do pagamento da anuidade, voltando para si o valor que teria que pagar.

O Anuidade Zero será executado através de uma parceria entre o Conselho Federal, Caixas de Assistência e o FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados).

Além de Luiz Viana e Paulo Maia, também participaram do evento os presidentes das oito seccionais da região Nordeste: Bruno Baptista (PE), Nivaldo Barbosa (AL), Erinaldo Dantas (CE), Aldo de Medeiros Lima (RN), Fabrício de Castro Oliveira (BA), Inácio Krauss de Menezes (SE) e Thiago Morais Diaz (MA); o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) e presidente do Comitê Gestor de implantação em âmbito nacional do programa Anuidade Zero, Ronnie Duarte; o vice-presidente da OAB-PB, João de Deus Quirino; o secretário geral, Felipe Mendonça; a tesoureira Laryssa Almeida; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), Assis Almeida; a secretária geral adjunta, Veruska Maciel; e o diretor tesoureiro da CAA-PB, Ronaldo Xavier.