Bruno Baptista destaca transparência e prerrogativas no Roda Viva PE

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O presidente da OAB PE, Bruno Baptista, ressaltou o compromisso da instituição com a transparência dos gastos e a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia em entrevista no programa Roda Viva Pernambuco, na última terça-feira. Bruno destacou que irá aprimorar os mecanismos do já criado portal da transparência da instituição (oabtransparente.org.br)  para facilitar o acesso dos advogados na fiscalização de como os recursos da ordem estão sendo empregados. 

“Toda diretoria e conselheiros atuam na OAB-PE de forma totalmente voluntária, sem receber nenhuma remuneração pelo trabalho exercido”, comenta. “O dinheiro que mantém a instituição é proveniente exclusivamente da anuidade paga pelos advogados e advogadas. Por isso, temos um compromisso ainda maior em apresentar da forma mais transparente todo dinheiro aplicado”, finalizou. 

Outro ponto em destaque foi o compromisso com as melhorias para advocacia pernambucana, com ênfase para três tópicos: defesa das prerrogativas dos advogados, proximidade com os advogados e advogadas da capital e interior, e valorização da jovem advocacia. Neste último pilar citado o presidente relembrou da instalação do Cooffice, na sede da seccional, onde a jovem advocacia dispõe de um espaço equipado para atender os clientes a custo zero. 

A reforma da previdência, tema muito comentado na atualidade, também foi pauta do programa. “Exigir que um trabalhador rural ou um cortador de cana seja obrigado a trabalhar até os 65 anos é um erro, visto que as condições em que atuam”, disse. Disse ainda que a solução é aproximar ao máximo os sistemas públicos e privados. 

Conduzindo a sabatina, o apresentador Aldo Vilela, ao lado dos jornalistas Jairo Lima e Ângelo Castelo Branco, dos advogados Almir Reis e Marcos Alencar, do promotor Maviael Souza e o procurador Cristiano Pimentel, além do chargista Ronaldo Câmara.