Bruno Baptista inaugura Central de Alvarás na sede da OAB-PE

A OAB Pernambuco inaugurou nesta sexta-feira (9) a Central de Alvarás. O serviço visa facilitar o dia a dia dos advogados e advogadas pernambucanos, oferecendo um espaço reservado para processar alvarás judiciais destinados a advogados – não os destinados às partes – em parceria com a Caixa Econômica Federal. A Central ficará localizada dentro do Cooffice Dorany Sampaio, no 5º andar do prédio da seccional pernambucana, no Centro do Recife. A inauguração do espaço faz parte das comemorações do Mês do Advogado.

A Central terá um posto avançado da Caixa, que pode receber alvarás emitidos pelos Judiciários Estadual e do Trabalho de comarcas da Região Metropolitana do Recife. O banco irá processá-los e creditá-los na conta do beneficiário em até 48h, deduzindo-se o valor da operação bancária correspondente, conforme tabela de valores praticados pela instituição financeira. A unidade também poderá fazer o encaminhamento para transferência ou pagamento em agência ou posto bancário.

“A OAB tem um papel fundamental na defesa da cidadania e não abriremos mão dele. Entretanto temos outro papel fundamental, que é apoiar incondicionalmente os advogados e advogadas em suas funções diárias. E essa Central dos Alvarás vem exatamente para ajudar os advogados naquilo que o incomoda e burocratiza suas execuções’, comenta Bruno Baptista.

O presidente da OAB-PE, explica que este projeto é fruto de meses de negociação do diretor-tesoureiro da Ordem, Frederico Duarte, com a Caixa – que contou com o apoio da conselheira seccional Isabel Urquiza – e que o serviço busca enfrentar uma grande dificuldade dos advogados e advogadas no levantamento de alvarás.

“Nós sabemos as dificuldades que sempre enfrentamos na hora de dar entrada nos alvarás. Por isso, depois de muita negociação, conseguimos viabilizar a parceria com a CEF para encurtar este caminho, fazendo com que o advogado consiga, de forma mais prática e dentro da Casa da Cidadania, dar entrada nos seus alvarás”, disse Frederico Duarte.

SERVIÇO – A Central de Alvarás da OAB-PE terá inicialmente seu funcionamento nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 13h. Os dias e horários de atendimento poderão ser estendidos a depender da demanda. O primeiro dia de seu funcionamento regular será na segunda-feira (12).