OAB-PE promove ações para marcar o Dia Internacional da Mulher

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a OAB-PE promoveu ações em homenagem às mulheres. A Comissão da Mulher Advogada realizou uma blitz educativa no Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, área central do Recife. A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, a presidente da comissão, Fabiana Leite, juntamente com membros da comissão, e a vice-diretora-geral da ESA, Isabela Lessa, distribuíram panfletos com orientações e pedidos de menos assédio e mais respeito para quem circulava pelo Fórum.

Para Fabiana, realizar este tipo de ação no Fórum do Recife é de extrema importância pois é o local onde todo o meio jurídico se encontra, como membros do Ministério Público, da magistratura e toda advocacia: “O machismo, que está enraizado na nossa sociedade, infelizmente também é refletido e sentido por nós mulheres dentro dos tribunais, dos fóruns, no ambiente de trabalho. É o que chamamos de machismo institucional”.

PRÉDIO LILÁS – Em mais uma homenagem às mulheres, nesse 8 de Março, o prédio da OAB-PE foi todo iluminado de lilás. A cor simboliza a luta mundial das mulheres por igualdade de direitos. Durante vários momentos da história, o lilás marcou a luta das mulheres. Há relatos de que operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York estavam com essa cor quando, em 8 de março de 1857, foram assassinadas. Segundo a feminista Sylvia Pankrust, o lilás foi adotado pelas sufragistas inglesas, em 1908, na mobilização pelo direito ao voto.

Na década de 1970, depois do processo de auto-organização do movimento feminista, várias mulheres adotaram a cor lilás, como uma nova síntese entre as cores rosa e azul, representando a igualdade entre mulheres e homens.