Comemorações das Comissões de Governança Corporativa e de Combate à Corrupção

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Encerrando o ano de 2018, as Comissões de Governança Corporativa (representada pela Presidente Dra. Fernanda Dourado e pelo Secretário Dr. Anderson Peixoto) e de Combate à Corrupção (representada pelo Vice-Presidente Dr. Daniel Barreira) realizaram, com apoio da ESA, um excelente evento sobre Governança e Compliance nos setores público e privado no dia 6 de dezembro de 2018.

Os palestrantes foram Sr. Wagner Giovanini, diretor da Firma Compliance Total e autor da obra Compliance na Prática; Dr. Ricardo Franceschini, advogado e diretor Pernambuco e Paraíba do IBDEE – Instituto Brasileiros de Direito e Ética Empresarial; Sr. Abelardo Lessa, servidor da CGU há 32 anos e responsável por liderar o Programa Pacto no Município de Surubim -PE; e, Sr. Marcelo Bruto,  especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O evento contou com participantes de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, dentre eles: advogados (as), estudantes e profissionais que atuam em áreas afins.

A abertura foi realizada pela Dra. Silvia Nogueira, representando a Presidência, que destacou a importância de Governança nas instituições e ressaltou o trabalho da Diretoria nesse viés desde início de sua gestão. Na sequência, a Presidente da Comissão de Governança Dra. Fernanda Dourado, anterior às palestras, ressaltou todos os esforços da Comissão de Governança ao apoiar a Diretoria neste âmbito, com destaque para o 4º trimestre, em que o Conselho Pleno aprovou, na sessão de 29 de novembro de 2018, o Código de Conduta dos Integrantes da OAB PE, bem como o Regimento Interno do Canal e do Comitê de Integridade que será responsável pelo procedimento de recepção de manifestações, no que tange às violações ao Código de Conduta.

Cabe ressaltar, que a Comissão trabalhou conjuntamente com a gerência administrativa Sra. Simone Rattacaso e com a assessoria jurídica da OAB/PE, representada pela Dra. Isabela Lins, que foram essenciais para integração das boas práticas à realidade da Instituição.

Nos próximos meses, a Deloitte, firma independente de auditoria e consultoria, será responsável pela gestão do Canal de Integridade que em breve anunciará o seu funcionamento.

Fotos: Dr. Anderson Peixoto e Sr. Wagner Giovanini; Comissão de Governança Corporativa Sra. Maria Rosa, Dra. Fernanda Dourado e Dr. Anderson Peixoto; Comissão de Combate à Corrupção Dr. Daniel Barreira e Dra. Fernanda Dourado com os palestrantes Srs. Marcelo Bruto e Wagner Giovanini; Dra. Fernanda Dourado com advogadas convidadas; Dr. Ricardo Franceschini.