Conferência Nacional da Advocacia reúne milhares de advogados em São Paulo

Sob o tema “Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquistas da Cidadania”, foi aberta, na manhã desta segunda-feira (27), a XXIII Conferência Estadual da Advocacia Brasileira, o maior evento jurídico da América Latina. Durante os quatro dias do evento, o presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Duarte, e toda a diretoria da seccional, além de vários presidentes de subesções e conselheiros estaduais, participarão das atividades que acontecerão no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Claudio Lamachia, deu as boas-vindas aos milhares de profissionais inscritos, que cantaram o Hino Nacional executado pelo maestro e pianista João Carlos Martins. O vice-presidente da OAB-PE, Leonardo Accioly, compôs a mesa de honra de abertura como representante da advocacia brasileira no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

• Conferência Nacional

Durante a tarde, a programação contou com painéis e eventos especiais que debateram temas como processo constitucional, prerrogativas da advocacia, igualdade de gênero e novo CPC. O conselheiro federal e ex-presidente da OAB-PE Pedro Henrique Reynaldo presidiu a mesa sobre a necessidade da Reforma Política, que também contou com os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira Neto. O painel que abordou a diginidade da pessoa humana contou com o também conselheiro pernambucano Silvio Pessoa Júnior, relator do debate que reuniu os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandwski, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Até a próxima quinta (30), a conferência somará 40 painéis, com mais de 250 palestrantes. Nesta terça (28), o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, abordará o Direito do Consumidor e o novo Código de Processo Civil no painel 24, e o vice-presidente da seccional de Pernambuco e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Leonardo Accioly, será painelista do painel 20, que tratará do Poder Judiciário na visão da advocacia brasileira, e discutirá os desafios do CNMP.