Consciência Negra: OAB-PE impulsiona oportunidades para pessoas negras e indígenas na Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo

Com o objetivo de oferecer vagas afirmativas para advogados e advogadas negras e indígenas, em escritórios de advocacia, empresas e instituições parceiras, a OAB Pernambuco promoveu, na tarde desta segunda-feira (20), a “I Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo”. Tendo como tema central “Eu sou porque nós somos”, o evento foi realizado pela seccional pernambucana por meio da Comissão de Igualdade Racial (CIR) e da Comissão Especial de Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil (CEVENB).
O encontro, que lotou a sala da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), contou com a presença do presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. A vice-presidente Ingrid Zanella, e a secretária-geral Manoela Alves, também fizeram parte da composição da mesa de abertura.
O presidente Fernando Ribeiro Lins celebrou a realização do evento. “Foi um momento extremamente importante para que os colegas e as colegas negros e indígenas encontrassem oportunidades. Iniciativa que cria ações de valorização de forma equânime para advogadas e advogados negros e indígenas”, destacou Fernando Ribeiro Lins.
Vale destacar que a OAB Pernambuco vem trabalhando em prol da igualdade de oportunidades e de gênero. Na atual gestão, foi aprovada, numa votação histórica, a paridade de gênero e a cota racial para o Quinto Constitucional.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a oportunidades sobre estágio, maquiagem, fotos profissionais, além de atualização de currículos. Além disso, escritórios de advocacia do Recife e Região Metropolitana marcaram presença disponibilizando vagas afirmativas. Dentre as atividades, foram promovidos três workshops: “Desenvolvimento de competências profissionais”, “Mídias sociais e como a advocacia pode utilizá-las respeitando o Código de Ética” e “Dicas de formalização do seu negócio profissional”.
“Uma feira fundamental, principalmente nesta data, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, poder oferece vagas afirmativas, workshops e treinamentos e atualização de currículo”, ressaltou a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
Secretária-geral adjunta da Ordem, Manoela Alves, que tem sua história de vida construída na defesa e promoção da igualdade, atua para engajar empresas e instituições no antirracismo. “No Brasil, o racismo é estrutural. Não existe combate ao racismo se a gente não se levantar da cadeira. A gente precisa falar sobre as nossas dificuldades e se fazer presente”, asseverou.
“Assim, a gente consegue fomentar essa inserção de mais pessoas negras e indígenas dentro desses espaços, que, infelizmente, ainda são pouco ocupados por essa população que é tão grande dentro do meio jurídico”, afirmou a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Débora Gonçalves.
Também compuseram o dispositivo os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Patrícia Oliveira e Diogo Ramos; o diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), Bruno Paiva; e a conselheira estadual Márcia Santos. A Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo foi prestigiada, ainda, por membros da Comissão de Igualdade Racial, conselheiros estaduais, além de integrantes da Comissão Especial de Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil e das comissões de Igualdade Racial das subsecções de Paulista, Caruaru, Petrolina e Petrolândia.