Diretoria da OAB-PE participa de solenidade de concessão do título de cidadão pernambucano ao presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz

O presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, compôs na noite dessa terça-feira (03) a mesa de honra da solenidade de outorga do título de cidadão pernambucano ao presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, filho único dos recifenses Ana Lúcia Valença e Fernando Santa Cruz, desaparecido político durante a ditadura militar. A concessão do título foi proposta pelo deputado estadual Rodrigo Novaes. O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, comandou a sessão.

Toda a Diretoria da OAB-PE prestigiou a cerimônia no auditório da Alepe. Também estiveram presentes vários ex-presidentes, conselheiros federais e seccionais e presidentes de subseções e comissões da Ordem no estado, além de advogados e advogadas e outros operadores do direito e parentes do homenageado. Entre eles, o tio Marcelo Santa Cruz, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem no Estado.

“A mesma ditadura que tirou filhos de pais, pais de filhos e eliminou irmãos suprimiu a honra da pernambucanidade a Felipe Santa Cruz. Nessa noite, essa injustiça é objeto da devida reparação”, disse Ronnie Duarte. “Se o estado dá, na mesma medida recebe, pois Felipe é portador das tradições, caráter e comportamento dos nascidos em Pernambuco e hoje recebe formalmente algo que substancialmente já pertencia a ele. Bem-vindo, meu querido conterrâneo!”, completou.

O carioca Felipe Santa Cruz ficou sensibilizado com a deferência e a receptividade na terra natal dos pais e demais parentes. “Recebo um grande gesto que ficará marcado para mim. Essa homenagem é especial já que sou um pernambucano nascido fora de Pernambuco. O carinho que recebo da Assembleia Legislativa e dos advogados do Estado terá lugar especial no meu coração”, completou.

O deputado Rodrigo Novaes justificou a concessão do título honorífico destacando o histórico familiar e profissional do mais novo cidadão pernambucano. Ele também destacou o grande amor de Felipe pelo estado e as muitas parcerias desenvolvidas com a OAB-PE.

Mais – O atual presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa, Cruz tinha cerca de dois anos de idade em 1974 quando o pai, o funcionário público e acadêmico de direito Fernando Santa Cruz, desapareceu após ser preso pelos órgãos de repressão. A busca por informações sobre o paradeiro e a mobilização pela libertação dele tornaram o caso da família conhecido nacionalmente e no exterior. Mesmo com toda a repercussão em cima do fato, o corpo nunca foi encontrado.

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1997, Felipe tem mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Uma de suas principais áreas de atuação é na advocacia trabalhista. Em sua carreira dentro da Ordem acumula experiências que variam de conselheiro a ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados fluminense, além de mais de um mandato na Presidência da Seccional.