É AMANHÃ: OAB-PE realiza ato de desagravo público nesta quarta-feira (29) em frente ao 25º BPM

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

A OAB-PE realiza, nesta quarta-feira (29), às 11h, o primeiro desagravo público do triênio 2019-2021. O ato será em favor do advogado Guilherme Interaminense na frente do 25º Batalhão de Polícia Militar, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O advogado foi agredido por um policial militar lotado neste batalhão no dia 21 de março, quando prestava assistência a um cliente. O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, comandarão o ato. Alexandre Ogusuku, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia também participará do ato.

Guilherme Interaminense, membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE, foi agredido após chamar a atenção do PM para ele não usar de violência contra seu cliente, que havia sido detido. Em reação, o PM desferiu golpes no rosto do advogado, levando-o ao chão, e pressionou o seu fuzil no estômago do causídico. O militar também esfregou a sua farda no rosto do advogado e continuou com agressões verbais contra o profissional e à advocacia.

A CDAP, na ocasião, prestou assistência imediatamente. Em seguida, a OAB-PE apresentou uma representação disciplinar contra o PM junto à corregedoria da Secretaria de Defesa Social, que investiga o caso.

O presidente Bruno Baptista ressalta a importância da presença dos advogados neste ato de desagravo. “É de suma importância uma maciça participação da advocacia neste ato. Quando se desrespeita as prerrogativas de um advogado, toda a advocacia é atingida – mexeu com um, mexeu com todos. Estamos atravessando um momento de turbulência institucional e é importante reafirmarmos nossos valores. O presidente da OAB Nacional estará junto conosco neste ato em defesa de um direito fundamental para a cidadania”, afirma.

O desagravo público é previsto no Estatuto da Advocacia como meio de defesa de um advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão.

SERVIÇO – O ato de desagravo público será no dia 29 de maio, às 11h, em frente ao 25º BPM, localizado na rua Padre Chromácio Leão, 112, Centro, Jaboatão dos Guararapes – PE.