Em Caruaru, Tribuna das Prerrogativas da OAB-PE inicia giro pelo estado

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Com microfone aberto para denúncias e reclamações dos advogados e advogadas, a OAB Pernambuco iniciou em Caruaru (Agreste), nesta terça-feira (26), o projeto “Tribuna de Prerrogativas – A advocacia fala, a CDAP defende!”. A ação tem como objetivo ouvir os relatos de violação às prerrogativas dos advogados e advogadas de cada canto do estado e dar os devidos encaminhamentos para resolução dos casos. Em Caruaru, o evento lotou o auditório do Senac, local do evento.

“Nós iremos rodar as 25 subseccionais com esse programa e ouviremos todos e todas que estiverem se sentindo prejudicados. A questão das prerrogativas é uma das prioridades da nossa gestão e, desta forma, nos colocamos à disposição dos advogados 24h por dia, sete dias por semana. Quando um advogado sofre violência, todos nós sofremos”, ressaltou o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, em seu momento de fala aos presentes.

Entre as críticas apresentadas durante o evento, os advogados destacaram problemas na contadoria do Fórum da Justiça Estadual de Caruaru, dificuldade de acesso aos inquéritos na Polícia Federal e a preocupação com a possibilidade de fechamento de várias comarcas no Agreste, em cidades do entorno de Caruaru. Neste último tópico, o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, reforçou que já foi um enviado um ofício ao TJPE solicitando reunião com o presidente do tribunal, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, para tratar do assunto.

A ação é encabeçada pela Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE (CDAP), representada pelo presidente, Carlos Barros. “As prerrogativas profissionais dos advogados devem ser respeitadas. Sem elas, não há como se fazer o básico: defender o direito dos seus constituintes. Nossa função é garantir e defender os direitos dos cidadãos”, comentou.

Além do presidente Bruno Baptista e do presidente da CDPA, Carlos Barros, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Júnior, e o presidente da CDAP Caruaru, Elmo Monteiro. As próximas ações já estão sendo agendadas e serão divulgadas em breve.

LANÇAMENTO DE LIVRO – Na ocasião do evento Tribuna das Prerrogativas, houve o lançamento do livro “Versos sem Regras e Crônicas de Costume”, do ex-conselheiro seccional da OAB-PE Adelso Ramos Ferreira, ele que é de Caruaru. A obra estará disponível à venda na sede da subseccional da cidade.