Emoção e reconhecimento à experiência profissional marcam a entrega da Medalha Joaquim Amazonas

A entrega da Medalha do Mérito Joaquim Amazonas, concedida pela OAB Pernambuco a advogados e advogadas que completaram 50 anos de atuação sem nenhuma infração ético-disciplinar, foi marcada pela emoção na tarde desta sexta-feira (17).  Numa demonstração de valorização, reconhecimento e respeito ao histórico individual e à antiguidade e longevidade no exercício da advocacia, cerca de 30 profissionais foram homenageados no evento, que lotou o Auditório Fernando Santa Cruz, na nova sede da OAB-PE, no Recife.

O presidente da Ordem no estado, Ronnie Preuss Duarte, comandou a solenidade ao lado da Diretoria da instituição: o vice-presidente Leonardo Accioly, o secretário geral Fernando Ribeiro Lins, a secretária geral adjunta Ana Luiza Mousinho, a diretora tesoureira Silvia Nogueira e o presidente da Caape, Bruno Baptista. O presidente da ESA-PE, Carlos Neves, foi representado pelo diretor Mário Guimarães. Também na mesa de abertura o conselheiro federal Erik Sial, o ex-presidente da OAB-PE Octávio Lôbo e os desembargadores Adalberto de Oliveira (TJPE) e Ruy Salathiel (TRT6).

A solenidade ainda foi prestigiada pelo ex-presidente da OAB-PE Jayme Asfora, vários conselheiros e integrantes de comissões seccionais, profissionais de advocacia e dezenas de familiares e amigos dos homenageados e homenageadas. Depois do pronunciamento de Octávio Lôbo, que chegou a ser professor de muitos dos contemplados com a honraria, a cerimônia seguiu com a fala de Dalva Rodrigues representando os agraciados e agraciadas com a medalha – entre eles, Maria Joaquina Amazonas Pontual, neta do primeiro presidente da OAB-PE e que dá nome à honraria. O Coral Ariano Suassuna, formado por advogadas e advogadas inscritos na entidade, participou com repertório de hinos e clássicos do cancioneiro popular.

Mais – A Medalha do Mérito Joaquim Amazonas foi criada em 1985 durante a gestão do então presidente Fernando de Vasconcelos Coelho. A instituição da comenda foi uma forma de reconhecimento aos advogados e advogadas que contabilizam meio século de atividade profissional ininterrupta na causa da justiça e do direito e sem registros de infrações ético-disciplinares na profissão.

A honraria, concedida anualmente, traz a efígie de Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, um dos fundadores e primeiro e por duas vezes presidente da OAB Pernambuco – de 08 de fevereiro de 1932 a 28 de fevereiro de 1949 e de 31 de março a 08 de junho de 1951. O advogado também foi professor e o primeiro reitor da então Faculdade do Recife, atualmente ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lista de agraciados e agraciadas

Adolfo Paiva Moury Fernandes

Albany Castro Barros