ESA-PE com inscrições abertas para a Residência Jurídica

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Estão abertas as inscrições para a Residência Jurídica, iniciativa promovida em parceria pela OAB Pernambuco, por meio da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA/OAB-PE) e da Comissão de Sociedade de Advogados (CSA), e a Faculdade Nova Roma. O curso é inovador no país e funciona como uma imersão no conhecimento jurídico que vai além da graduação em direito. Até o próximo dia 9 de maio, podem se inscrever profissionais da advocacia que ingressaram na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos últimos cinco anos.

O programa de Residência Jurídica tem como objetivo preparar jovens advogados e advogadas que desejam aprimorar os conhecimentos para atuação no mercado em escritório de advocacia privado. A metodologia aplicada é diferente da utilizada na graduação, havendo um foco especial no desenvolvimento teórico e prático dos participantes.

“A Residência Jurídica é a oportunidade de o advogado e a advogada que recém ingressou na OAB aprender a prática forense em um escritório de advocacia. No contexto atual de concorrência e poucas contratações, é a chance de esses jovens entrarem no mercado e terem a experiência de como funciona a advocacia na prática”, afirma Carlos Neves, presidente da ESA-PE.

Durante o curso, os alunos terão 108 horas de disciplinas teóricas na Faculdade Nova Roma, no Recife, com recursos pedagógicos e tecnológicos para facilitar o aprendizado, além de estrutura física para a realização das aulas. Na grade curricular estão assuntos não abordados nas faculdades de direito, como audiências, oratória, técnicas de negociação, Processo Judicial Eletrônico (PJe), captação e manutenção de clientes e como cobrar honorários advocatícios. Os encontros serão a partir de 1º de junho, sempre nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã.

No programa de residência, o aluno também terá 224 horas de atividades. Elas serão divididas em 200 horas de aulas práticas e atuação nos escritórios de advocacia parceiros da ESA-PE e 24 horas em prática supervisionada pela Faculdade Nova Roma em audiências e tribunais. Os participantes contarão com o suporte de tutores para ajudar nos processos práticos de aprendizagem, como análise de sustentações orais e de audiências e orientações de como se portar nelas.

Nove de maio é a data limite de inscrição tanto para alunos e alunas como para os escritórios que desejam entrar como parceiros na iniciativa. Os advogados e advogadas farão prova seletiva no dia 12 de maio. O resultado será divulgado no dia 22 de maio. Os editais referentes ao programa de Residência Jurídica estão disponíveis no site da ESA-PE no link www.esape.com.br/cursos/detalheCursoView/667. A pré-inscrição é feita no site da Faculdade Nova Roma: www.faculdadenovaroma.com.br/residenciajuridica.

Com informações da assessoria de comunicação da ESA-PE