Felipe Santa Cruz assume o Conselho Federal da OAB

O ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, tomou posse como presidente do Conselho Federal da OAB (CF-OAB) na manhã desta sexta-feira (1º). A eleição aconteceu na noite da última quinta-feira (31), na sede da instituição, em Brasília. O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, esteve presente na solenidade junto com a vice-presidente, Ingrid Zanella; Ana Luiza Mousinho, secretária-geral, e Frederico Preuss Duarte, diretor tesoureiro. Também participaram da solenidade o presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro Lins, e o diretor-geral da ESA-PE, Mário Guimarães.

Santa Cruz é pernambucano e filho de Fernando Santa Cruz, desaparecido político em 1974 durante o regime militar. Ele promete uma forte defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas e, especialmente, na luta em favor do Estado Democrático de Direito.

“Essa é uma chapa de situação e o primeiro compromisso é seguir marchando, trabalhando. A sociedade precisa de uma Ordem que tenha a força de dizer que aqueles que não têm voz, terão a voz do Conselho Federal da OAB. Aqueles que estão frágeis, terão a voz das mais de oito décadas dessa instituição para lhes defender. Aqueles que acham que o processo civilizatório terá interrupção, terão a voz da Ordem dos Advogados, ainda que seja a custo alto, a custo de enfrentamos, porque coragem não nos falta”, discursou o presidente eleito.

Além de Felipe Santa Cruz, foram eleitos Luiz Viana Queiroz (BA) como vice-presidente, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral (AM) como secretário-geral, Ary Raghiant Neto (MS) como secretário-geral adjunto, e José Augusto Araújo de Noronha (PR), diretor-tesoureiro.

Para Bruno Baptista, ter Felipe Santa Cruz à frente do Conselho Federal é de extrema importância, pois ele conseguiu unir toda advocacia brasileira em torno do seu nome e da sua escolha da diretoria. “Tenho certeza que Felipe vai ter um olhar especial pela advocacia do nosso estado e vai ser um grande presidente do Conselho Federal. Ele tem todos os requisitos para isso: independência, habilidade e experiência”, comentou o presidente da OAB-PE.

Felipe Santa Cruz foi eleito pelos novos conselheiros federais da OAB. Participaram da votação representando a OAB-PE Ronnie Duarte, ex-presidente da seccional pernambucana, Leonardo Aciolly, ex-vice-presidente, e Carlos Neves, ex-diretor-geral da ESA-PE.