Felipe Santa Cruz recebe Medalha de Mérito José Mariano

O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, participou da prestigiada sessão solenidade de outorga da Medalha de Mérito José Mariano ao presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, nesta quinta-feira (29). A homenagem, proposta pelo vereador e ex-presidente da OAB-PE, Jayme Asfora, aconteceu na Câmara Municipal do Recife. A Medalha José Mariano é a mais alta comenda da Casa.

Bruno Baptista, em seu discurso, ressaltou a importância da Ordem para a democracia, além de parabenizar o agraciado pelo trabalho realizado à frente da OAB Nacional. “Podemos dizer, Felipe, que os advogados e advogadas de Pernambuco estão com você nessa luta diária contra tantos ataques e ofensas. Aqui estão suas raízes e temos muito orgulho da trajetória que você vem trilhando”, comentou.

Em discurso emocionado, Felipe agradeceu a homenagem. “Me sinto muito honrado em receber esta comenda, principalmente por carregar o nome de um homem tão honrado e defensor da justiça. Aqui, posso afirmar que esta medalha não é só minha, mas sim de toda advocacia”, disse. “A Ordem é um lugar de encontro, de diálogo e de defesa dos diretos fundamentais das mulheres, dos negros, dos pobres e todos, sem nenhum tipo de discriminação ou segregação”, finalizou.

O propositor da comenda também proferiu um discurso carregado de emoção. “Esta é uma homenagem à democracia, à sua avó, ao seu pai e a todas as famílias dos recifenses que tiveram algum parente preso ou exilado. Felipe Santa Cruz é um ícone de resistência e da liberdade”, ressaltou.

A solenidade foi prestigiada por dezenas de membros da Ordem pernambucana, como a vice-presidente, Ingrid Zanella; os ex-presidentes Pedro Henrique Reynaldo Alves – que também compôs a mesa de honra –, Jorge Neves e Henrique Mariano; os conselheiros federais Graciele Pinheiro e Carlos Harten; bem como conselheiros seccionais e presidentes de comissões.

Medalha José Mariano – A Medalha do Mérito José Mariano é a maior comenda do Pode Legislativo e foi criada pelo Decreto Legislativo nº 409, de 17 de junho de 1968. Leva o busto do primeiro prefeito eleito do Recife, José Mariano, e o brasão do município, além de ser circundada pela legenda aos que serviram ao Recife. Para que a homenagem seja aprovada, é necessário o voto de dois terços dos vereadores que compõem a Câmara Municipal.