Fernando Ribeiro Lins nomeia Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

Notícias

21/06/2022

Fernando Ribeiro Lins nomeia Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

21/06/2022
Fernando Ribeiro Lins nomeia Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, deu posse nesta terça-feira (21) à Comissão Especial da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil. A presidência da comissão vai ficar sob a responsabilidade de Chiara Ramos. As advogadas Robeyonce Lima e Dhénneffe Araújo serão vice-presidente e secretária-geral, respectivamente.

“A OAB Pernambuco é a Casa da democracia e da cidadania. A Comissão da Verdade só tem a agregar para a nossa instituição. Nossa instituição está à disposição para contribuir com o trabalho da diretoria”, afirmou o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão tem o objetivo de discutir os fatos que remetem ao período escravocrata no Brasil. “Nós, que fazemos a OAB, temos um compromisso de responsabilidade social para lutar por um país que realmente se viva a democracia racial”, asseverou a presidente da comissão, Chiara Ramos. “Pretendemos discutir as responsabilidades dos fatos que ocorreram e pensar, a partir daqui, políticas públicas para uma equidade racial”, finalizou Chiara Ramos.

“A comissão é de importância histórica. Tentaremos recontar a história de como ocorreram as atrocidades ao povo negro, desde o tempo de colônia em relação ao estado de Pernambuco. A nossa comissão se volta para a sociedade e, por isso, ela precisa ser ouvida”, detalhou a vice-presidente da comissão, Robeyonce Lima.

A OAB Pernambuco vai realizar, por meio da Comissão Especial da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, uma audiência pública com representantes do movimento negro, quilombolas, pessoas de santo e de terreiro. O encontro está marcado para o dia 8 de julho, às 13h. “Iremos reunir todas as pessoas que vivem diariamente essa luta pela verdade e pela recuperação da própria identidade, da sua história. A partir da audiência, iremos traçar qual o caminho que a nossa comissão vai seguir”, disse a secretária-geral da comissão, Dhénneffe Araújo.

Voltar