Maior congresso digital de Direito com forte participação da advocacia pernambucana

O “I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia”, maior evento jurídico online do mundo, teve participação de vários nomes da área jurídica de Pernambuco. Na sessão solene de abertura foi observado um minuto de silêncio em memória dos quase 90 mil brasileiros que perderam suas vidas em decorrência do coronavírus.

O congresso teve como coordenador e diretor-executivo, o diretor-geral da ESA Nacional, e ex-presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte. “O evento é um grande feito da gestão do presidente Felipe Santa Cruz, que entra para a história da OAB como o realizador de um evento jurídico de números superlativos, reconhecido como o maior já realizado em todo o mundo.  O congresso, com mais de 110 mil inscritos foi construído coletivamente, abraçado por todas as seccionais e ESAs. Para nós, pernambucanos, traz um orgulho especial. Seja pela expressiva participação de juristas do nosso estado,

seja porque das seis salas onde transcorrem os trabalhos, duas são dedicadas a advogados ilustres vitimados pela Covid-19: Octavio Vieira Lôbo e Roque de Brito Alves. Estou muito feliz de ser uma testemunha privilegiada dessa imensa conquista que contou com o protagonismo de coordenadores como Beto Simonetti, Marcus Vinicius Furtado Côelho, Fernanda Marinela, José Roberto Castro Neves e Rafael Pontes de Miranda”, comentou.

O presidente da seccional pernambucana, Bruno Baptista, participou do painel, na quarta-feira (29), discutindo os avanços e retrocessos das audiências e julgamentos virtuais e processo eletrônico. Representando Pernambuco na programação, também participaram Marco Aurélio Peixoto (Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-PE), Silvia Nogueira (Conselheira Federal), Leonardo Accioly (conselheiro federal), Ingrid Zanella (vice-presidente da OAB-PE), Diógenes Souza (presidente da Comissão de Direito e Saúde da OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo Alves (ex-presidente da OAB-PE), Raquel Peres (presidente da comissão de coaching jurídico da OAB-PE), Graciele Pinto (conselheira federal pela OAB-PE), Gustavo Freire (conselheiro seccional), Carlos Eduardo Vasconcelos (conselheiro seccional) e Mario Guimarães (diretor-geral da ESA-PE).

Também participaram do evento o professor e cientista Silvio Meira (Porto Digital), Jones Figueiredo (desembargador do TJPE) e Erick Simões (desembargador do TJPE).