Medalha do TRT6 será concedida a gestores da OAB que se destacaram por sua contribuição à Justiça Trabalhista

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Três gestores da Ordem dos Advogados do Brasil receberão a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, que o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) outorgará durante solenidade na próxima segunda-feira (14): o presidente do Conselho Federal (CFOAB), Cláudio Lamachia; o presidente da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Neves; e Frederico Preuss Duarte, presidente das comissões de Processo Eletrônico (CPE) da OAB Pernambuco e Especial de Direito da Tecnologia e Informação da OAB Nacional. A cerimônia ocorrerá no Teatro Santa Isabel, no Recife, a partir das 17h.

A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira foi instituída pelo TRT-PE em 1987, na gestão do então presidente José Guedes Corrêa Gondim Filho como parte das comemorações pelo centenário da Abolição da Escravatura, celebrado no ano seguinte. Desde a sua criação, ela é concedida a personalidades de diversas áreas e instituições que se destacaram por sua contribuição à Justiça Trabalhista pernambucana ou em outros campos de relevância social.

A comenda leva o nome do político pernambucano que, enquanto conselheiro de Estado no Brasil Império, teve papel importante na abolição da escravatura no Brasil. João Alfredo Corrêa de Oliveira foi signatário da Lei Áurea. Assinado em 13 de maio de 1888, o documento determinou o fim da escravidão no país, marco histórico mais relevante para as relações trabalhistas em território nacional.