Entrega da Medalha Joaquim Amazonas será realizada nesta quinta-feira (22)

Como parte da programação do Mês da Advocacia, dezoito advogados e advogadas que chegaram à marca dos 50 anos ininterruptos de carreira serão homenageados nesta quinta-feira (22) com a concessão da Medalha do Mérito Joaquim Amazonas pela OAB Pernambuco.  A entrega da honraria ocorrerá em sessão solene às 15h, no Auditório Fernando Santa Cruz, na nova sede da Ordem no estado (Rua Imperador Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio), no Recife.

Além do tempo de inscrição na entidade e militância, a outorga considera a vida proba dos agraciados e agraciadas, que não podem ter sofrido nenhuma penalidade ético-disciplinar. A deferência inclui a entrega de um diploma confeccionado em papel especial. A solenidade será conduzida pelo presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista.

Mais – A Medalha do Mérito Joaquim Amazonas foi criada em 1985 durante a gestão do então presidente Fernando de Vasconcelos Coelho. A instituição da comenda foi uma forma de reconhecimento aos advogados e advogadas que contabilizam meio século de atividade profissional ininterrupta na causa da justiça e do direito e sem registros de infrações ético-disciplinares na profissão.

A honraria, concedida anualmente, traz a efígie de Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, um dos fundadores e primeiro e por duas vezes presidente da OAB Pernambuco – de 08 de fevereiro de 1932 a 28 de fevereiro de 1949 e de 31 de março a 08 de junho de 1951. O advogado também foi professor e o primeiro reitor da então Faculdade do Recife, atualmente ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).