OAB-PE apoia projeto de ferramenta para checagem de notícias 

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Em tempos de disseminação acelerada de notícia faltas, também chamadas de “fake news”, a OAB Pernambuco apoia o projeto da ferramenta de pesquisa “confere.AI”, criada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a startup Verifica.AI. A ferramenta tem como principal objetivo ser um caminho rápido e eficaz na checagem de informações, principalmente no que se refere às notícias sobre o novo coronavírus (COVID-19). 

Para o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE, Marcus Lins, a ferramenta vem em momento crucial. “O lançamento dessa ferramenta é de enorme valia a todos nós, principalmente diante de um cenário onde recebemos, diariamente, uma imensa quantidade de notícias. É papel da advocacia trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e com acesso à informação de qualidade”, disse. 

Por ser uma versão beta, ou seja, ainda estar em fase de testes, a ferramenta, que será lançada já próxima semana, necessita de um cadastro prévio. Em matéria publicada nesta terça-feira (16), no portal NE10, é possível fazer o cadastro para receber informações e participar dessa primeira etapa de funcionamento da ferramenta. Confira aqui e se cadastre, a luta pela transparência nas informações tem que ser de todos nós.