OAB-PE com ações de impacto no primeiro mês de gestão

Investindo no diálogo e na atuação próxima aos advogados e à sociedade civil, a nova diretoria da OAB Pernambuco termina o primeiro mês de gestão com ações de impacto para a sociedade e para a advocacia. À frente da seccional pernambucana, o presidente Bruno Baptista, já na primeira semana de atuação, deu um importante passo com a suspensão do auxílio-saúde aos membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

No dia 4 de janeiro, foi deferida, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), uma liminar requerida pela seccional pernambucana solicitando a suspensão do pagamento do benefício de auxílio-saúde aos promotores e procuradores. A decisão foi do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

Outra ação importante neste primeiro mês foi o apoio da OAB-PE, junto com outras entidades da área jurídica, de ato em defesa da Justiça do Trabalho. Na ocasião, o presidente Bruno Baptista destacou que a seccional repudia veementemente todo tipo de atitude que possa comprometer o funcionamento da instituição. Em entrevista, ele também apontou a morosidade do Judiciário como o principal gargalo da advocacia.

O presidente da OAB-PE também manteve encontros e reuniões com representantes de instituições públicas, dirigentes e conselheiros da Ordem. Em reunião com o Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, ele foi convidado a participar de uma reunião do programa estadual de segurança, o Pacto Pela Vida.

Em defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas, a Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas da OAB-PE (CDAP) já realizou a primeira ação do triênio, em Ouricuri (Sertão), em favor de uma advogada. Também em defesa da advocacia, o Tribunal de Ética e Disciplina realizou duas blitzen educativas em agências do INSS e na Central de Flagrantes, no Recife.

Reforçando o compromisso de estar próximo à advocacia em todas as regiões do Estado, o presidente Bruno Baptista participou das cerimônias de posse das novas diretorias das subseccionais, em Paulista (Região Metropolitana) e Palmares (Mata Sul).

Ele também esteve presente na posse solene da nova diretoria da OAB Alagoas, no último dia 28 de janeiro. Encerrando o ciclo do mês, toda diretoria da OAB-PE marcou presença na eleição da nova diretoria do Conselho Federal, comandada por Felipe Santa Cruz.