OAB-PE encerra ciclo de palestras “Mulher – Trajetórias e Desafios”

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Finalizando o ciclo de palestras em homenagem ao Mês da Mulher Advogada, a OAB-PE realizou o terceiro dia do evento “Mulher – Trajetórias e Desafios”, na última quarta-feira (27), no Auditório Fernando Santa Cruz, sede da seccional, sob condução da presidente da Comissão da Mulher Advogada (CDMA), Fabiana Leite, e da secretária-geral da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho.

As palestrantes da primeira mesa desta tarde foram as professoras Maria Rita, Luciana Brasileiro e a integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE, Sara Luz, que trataram, respectivamente, dos temas: “O papel da mulher na família hoje”, “O contexto feminino nas famílias simultâneas” e “O complexo de Adão: a concubina e os direitos patrimoniais”.

No segundo momento do evento, Renata Celeste, Clarissa Marques, Michele Couto e Yumara Vasconcelos trouxeram os temas: “Violência simbólica e práticas reprodutoras da desigualdade de gênero”, “Exploração de mulheres: a perpetuação de estratégias econômicas a partir da ‘natureza barata'”, “Feminicídio e as diretrizes estaduais” e “Violência no trabalho”.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabiana Leite, pontuou a importância do evento para evidenciar as questões feministas para a sociedade civil: “Nós enquanto CDMA estaremos lutando pela construção de uma pauta de apoio à mulher na sociedade, tendo como foco a equidade de gênero e a participação de mulheres nos espaços de poder. Também combateremos a violência doméstica, no trabalho, como os assédios moral e sexual, estaremos combatendo o Feminicídio, racismo e qualquer tipo de discriminação com mulheres”.