OAB-PE estuda implementação de matérias relacionadas ao Direito do Consumidor na grade curricular da educação

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Com o objetivo de debater temas relacionados à educação para o consumo e relações de consumo entre estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, a OAB Pernambuco irá lançar o projeto OAB nas Escolas. A iniciativa da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) conta com a parceria do Departamento de Ciências Domésticas e do Núcleo de Estudos do Consumo e Economia Familiar (Necef), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Na primeira fase do projeto, foram iniciados estudos no sentido de implementar cursos de extensão sobre direito do consumidor e consumo consciente, além da formulação do programa sistematizado e permanente para a matriz curricular da educação. Nas discussões entre os colaboradores do projeto, foi constatado que as matérias “Direito do Consumidor”, “Consumo Consciente”, “Sustentabilidade”, “Meio Ambiente”, “Orçamento Doméstico” e “Educação para o Consumo”, por exemplo, são essenciais para a nova geração de estudantes, pois refletem no cotidiano de consumidores de bens, produtos e serviços.

“O OAB nas Escolas é uma iniciativa inovadora de um projeto ainda maior, conforme foi apresentado de forma clara e objetiva pelos participantes, que será aprimorado e gerido, com grande maestria, pelas profissionais de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE, com total apoio e participação da OAB-PE e suas comissões temáticas”, diz o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Ewerton Kleber.

Além do presidente da CDC, participaram do primeiro encontro para debater o projeto a advogada Ana Paula Canto, também da CDC; o membro colaborador da Comissão de Relações Acadêmicas (CRA) acadêmico Dhiego de Lavôr; e as docentes da UFRPE Dayse Amâncio, Fabiane Regino, Flávia Conceição, Hortência Albuquerque, Joseana Saraiva, Laura Duque-Arrazola, Laurileide Silva e Zênia Tavares.