OAB-PE institui comissão para celebração do centenário de José Cavalcanti Neves

22 abril de 2021

O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, instituiu uma comissão que ficará encarregada pela celebração do centenário de José Cavalcanti Neves, ex-presidente da seccional e único pernambucano a presidir o Conselho Federal da OAB. A criação da comissão ficou definida após uma reunião do presidente com Jorge Neves, ex-presidente da OAB-PE e filho do homenageado, realizada na última terça-feira (20). Jorge Neves será o responsável por presidir a comissão, além de comandar alguns eventos que anteciparão a data do centenário.

José Cavalcanti Neves presidiu a OAB-PE no período de 1953 a 1971 e o Conselho Federal da OAB no triênio de 1971 a 1973, trazendo vasta contribuição principalmente na área dos Direitos Humanos. Uma de suas atuações mais significativas foi durante a ditatura militar, na luta pela restauração do habeas corpus junto ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, atuando para esclarecimento do desaparecimento do então deputado Rubens Paiva.

A comissão, além de Jorge Neves, terá a participação dos seguintes advogados e advogadas: José Nelson Vilela Barbosa Filho (secretário da comissão), Fernando José Pereira de Araújo, Nair Andrade dos Santos, Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves (ex-presidente da OAB-PE) e Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho (ex-vice-presidente da seccional). “É com orgulho que irei comandar esse centenário em homenagem ao meu pai, um homem de muitos feitos tanto na advocacia pernambucana, como na nacional”, destacou Jorge Neves.

O presidente Bruno Baptista destaca a importância para a advocacia pernambucana da celebração do centenário de José Neves. “É o único pernambucano a presidir o Conselho Federal até hoje, tem uma trajetória exemplar como advogado e como homem de Ordem, sobram referências e motivos para prestarmos essa justa homenagem”.

Voltar para as notícias