OAB-PE intensifica ações em defesa das prerrogativas da advocacia

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

A OAB-PE terá nos próximos dias uma intensa agenda de ações e atos institucionais em defesa das prerrogativas da advocacia. O ponto alto da programação acontece no próximo dia 29, com o desagravo público em favor do advogado Guilherme Interaminense na frente do 25º Batalhão de Polícia Militar, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, evento que terá a presença do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz. Antes disso, será lançada a campanha permanente intitulada “Defender Prerrogativas, Garantir Direitos” e o programa Tribuna Livre, espaço aberto aos advogados durante a sessão do pleno, que acontece na última segunda-feira de cada mês, para expor qualquer tema que ele entenda como relevante para a categoria.

“A defesa das prerrogativas é permanente e prioridade na nossa gestão. Nesses dias que antecedem o desagravo público, nós vamos intensificar a defesa dessa bandeira para alertar a sociedade que essa é uma garantia da cidadania, bem como reforçar junto aos advogados e advogadas que nós estaremos sempre na linha de frente na defesa do nosso direito profissional básico”, explica o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, que também estará presente no desagravo marcado para o próximo dia 29.

“É de suma importância a presença de todos nesse ato para mostrarmos união da advocacia em torno dessa bandeira, e também para enaltecer o brilhante trabalho da nossa Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, sob o comando de Carlos Barros”, completa.

Também estarão presentes ao ato a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; a secretária-geral, Ana Luiza Mousinho; o diretor-tesoureiro, Fred Duarte; a presidente da OAB Jaboatão dos Guararapes, Ana Firmino; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Carlos Barros, além de conselheiros, dirigentes, membros de comissões do sistema OAB, além de advogados e advogadas.

A campanha permanente “Defender Prerrogativas, Garantir Direitos” consiste em várias ações institucionais que tenham as prerrogativas como foco. São ações de conscientização, de esclarecimento público de fortalecimento das garantias legais dos advogados, como o caso a Tribuna das Prerrogativas, uma iniciativa da CDAP, através do seu presidente, Carlos Barros, que percorre as subseccionais colhendo relatos sobre eventuais desrespeitos ao exercício da advocacia. O Tribuna das Prerrogativas já passou por Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

NOVIDADE – Para participar do Tribuna Livre, o advogado ou advogada deverá efetuar uma inscrição prévia através do e-mail da chefia de gabinete da presidência da OAB-PE (chefiadegabinete@oabpe.org.br). Serão até cinco inscritos por sessão, que terão 3 minutos para usar a tribuna com tema livre.