OAB-PE realiza 1º evento sobre a paridade de gênero no sistema OAB

A OAB Pernambuco, de maneira pioneira, realizou na última segunda-feira (20), por meio da plataforma Zoom e do seu perfil no Facebook, o evento “OAB-PE pela Pepresentatividade e Igualdade”. Encabeçado pela vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, ele aconteceu virtualmente em função da pandemia do novo coronavírus e teve como principal tema a defesa da paridade de gênero nos cargos dentro do sistema OAB.

A questão de gênero ganhou ainda mais corpo quando a conselheira federal pelo estado de Goiás, Valentina Jungmann, enviou a proposta de paridade de gênero ao presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, em junho deste ano. Valentina, inclusive, foi uma das participantes do evento e falou sobre a importância da proposta.

Para o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, a proposta da paridade de gênero é fundamental. “A questão de gênero sempre foi uma pauta nossa. Deixo aqui registrado que a OAB Pernambuco, independente da aprovação do projeto Valentina – o qual apoiamos irrestritamente -, terá paridade de gênero na chapa para a próxima eleição, sim”, assegurou.  “Nós queremos que, cada vez mais, possamos ter uma maior representatividade dentro da organização do sistema, fazendo com que os advogados e advogadas realmente se vejam dentro da nossa instituição”, disse.

Participaram do evento a secretária-geral da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nacional, Daniela Borges; a coordenadora de comunicação da OAB Nacional e conselheira federal por Alagoas, Fernanda Marinela; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Fabiana Leite; as conselheiras federais por Pernambuco, Silvia Nogueira e Graciele Lima; a conselheira seccional, Manoela Alves; a vice-presidente da CAAPE, Patrícia Maaze; e a vice-diretora geral da ESA-PE, Isabela Lessa.