OAB-PE recebe audiência pública sobre Reforma Política

A OAB Pernambuco recebeu nesta segunda-feira (30), no Plenário Urbano Vitalino Filho, na sede da seccional, a audiência pública sobre a Reforma Política, realizada pela Comissão Nacional de Estudos da Reforma Política da OAB Nacional, presidida por Luciana Nepomuceno. A iniciativa vem rodando as seccionais, sendo Pernambuco o nono estado a recebê-la. A cerimônia, comandada pelo presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, debateu temas como voto impresso, candidatura avulsa, alteração do sistema eleitoral e cota de gênero.

“Hoje tivemos aqui importantes contribuições dentro do debate da reforma política. Pernambuco está sempre na vanguarda, especialmente quando se trata do mundo jurídico. Ficamos com a certeza de que tudo que foi debatido aqui será de valia para ajudar a construir uma reforma política que aproxime ainda mais a vontade do eleitor com a vontade eleitoral”, disse.

Luciana enfatizou a qualidade do encontro em Pernambuco. “Tivemos um excelente trabalho nesta manhã, foi um debate muito rico. E com certeza será levado para o Conselho Federal e apresentado aos nossos parlamentares e congressistas”. Ela destacou, também, a importância de uma maior participação feminina na política e nos espaços de poder. “Há uma necessidade não só de cotas nas listas, mas também de reservas de cadeiras”, comentou.

Na seccional pernambucana, o evento teve apoio das comissões de Direito Eleitoral, presidida por Diana Câmara; Estudos Constitucionais e Cidadania, presidida por Adriana Rocha; e Acompanhamento Legislativo, presidida por Gustavo Ramiro. Também estiveram presentes o ex-presidente da OAB-PE e desembargador do TER-PE, Júlio Oliveira, o também desembargador Delmiro Campos, o presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro Lins, e o deputado federal Tadeu Alencar.