OAB-PE recebe evento no Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

A OAB-PE, por meio da Comissão da Igualdade Racial (CIR), promoveu oficina e palestra na sede da subseccional para marcar o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, nesta quinta-feira (25). Com o tema “O racismo na conjuntura política – mecanismos jurídicos de defesa”, os dois eventos tiveram como palestrante a advogada Maria Sylvia Aparecida de Oliveira, presidenta do Geledés – Instituto da Mulher Negra – e da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-SP.

O presidente Bruno Baptista participou da abertura do debate e ressaltou a importância da pluralidade dentro do sistema OAB. Ele destacou o trabalho da CIR, como um dos fatores de fortalecimento da pluralidade na Ordem, e o fato da OAB-PE ter sua primeira negra no conselho seccional, Manoela Alves, presente ao evento. “A Comissão (de Igualdade Racial) presta um papel importante na OAB na luta por inclusão e respeito e por sempre deixar esse tema em evidência”, resumiu.

A presidente da CIR, Juliane Lima, falou da importância da realização do evento em celebração à data, por ser ela muito significativa a quem milita na área de direitos humanos. Também citou a importância da vinda da advogada Maria Sylvia para ministrar a oficina e a palestra, por ela ser uma das maiores autoridades do país sobre o assunto racismo.

Participaram da abertura da oficina e da palestra, além do presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, e da presidente da CIR, Juliane Lima, a secretária-geral da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho, o diretor-geral da ESA, Mario Guimarães, a vice-diretora da ESA, Isabela Lessa, e a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Isabela Fradique.