OAB-PE recebe reunião para discutir a situação dos refugiados

A Subcomissão de Direitos dos Refugiados da OAB-PE, recebeu nesta quarta-feira (12), na sede da seccional pernambucana, uma reunião do Comitê Interinstitucional de Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, Refúgio e Apatridia, da qual também faz parte, visando abordar diversas temáticas voltadas às comunidades integrantes do comitê. Entre os assuntos abordados estão a educação para as crianças, possibilidades de emprego e moradia.

Na reunião, estiveram presentes três dos caciques e outros membros da tribo Warao. No encontro, participaram também o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, a ONG Visão Mundial, algumas secretarias do Governo do Estado e do Município, a Confederação Cáritas, e outras entidades da iniciativa civil.

Emília Queiroz, presidente da Subcomissão de Direito dos Refugiados, comenta sobre o Comitê Interinstitucional de Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, assim como sobre a realização da reunião. “O Comitê possui órgãos públicos e sociedade civil, que se juntam para poder promover a política de acolhimento dos migrantes não nacionais, em Pernambuco. O grande momento, no dia de hoje, foi o de abrir as portas da OAB para escutar os caciques desses grupos Warao”, afirma.