OAB Pernambuco discute os novos desafios da advocacia contemporânea no I Congresso da Mulher Advogada de Pernambuco

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

 

A OAB Pernambuco, por meio da Comissão da Mulher Advogada e da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), realiza, entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro, o I Congresso da Mulher Advogada de Pernambuco (COMAPE), na nova sede da instituição. Com a temática “Enfrentando os novos desafios da advocacia contemporânea”, o evento terá início às 8h30, e levará exclusivamente palestrantes mulheres para falar sobre temas de imensa relevância para o mundo jurídico.

De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ana Luiza Mousinho, o COMAPE pretende reafirmar o compromisso da OAB-PE com o fortalecimento da pauta de gênero. “Buscamos constantemente trabalhar as políticas afirmativas em favor das mulheres para que todas tenham igualdade de oportunidades e, também, para que estes espaços de fala sejam cada dia mais democratizados”, explica a advogada e diretora da OAB-PE. Entre os temas estão: os novos crimes e o futuro Código de Processo Penal, a reforma trabalhista e perspectivas previdenciárias, os impactos do novo Código de Processo Civil e as novas formas de família brasileiras, além de questões como direito, discurso e inclusão e organização de escritório de carreira.

“Além de tratar de temas pertinentes ao dia a dia, o COMAPE vai possibilitar submissão de trabalhos científicos com chance de publicação, o que aprimora a experiência e enriquece o currículo da profissional”, explica a coordenadora do evento, a diretora secretária da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PE, Emilia Queiroz. O congresso conta com um time de peso entre as palestrantes, como a advogada e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil (IBDP), Sabrina Dourado, a professora e advogada mestre em direito processual penal, Marcelle Tasoko.

Também estarão presentes grandes nomes do cenário local, como as advogadas Emília Queiroz, Ana Luiza Mousinho, Ingrid Zanella, Isabela Lessa, Patrícia Freire, Lorena Guedes, Renata Cortes, Patricia Montalvão, Mariana Pacheco, Ana Flávia Dantas, Renata Berenguer, Núbia Sobral, Martha Guaraná, Ana Paula Canto de Lima, Carolina Amorim, Catarina Vasconcelos, Natália Costa, Mirella Iglesias, Andreia Maranhão, Isabelita Fradique, Iclecia Braga, Goreti Soares, Vanessa Pedroso, Chiara Ramos, Carina Gouvêa, Juliana Lima e Renata Celeste.

As inscrições acontecem via site da ESA-PE (www.esape.com.br) e custam R$50 para advogados e público em geral, e R$25 para estudantes.

Confira a programação abaixo:

 

 PROGRAMAÇÃO:

DIA: 31/10

8H – CREDENCIAMENTO 

8H30 – ABERTURA SOLENE – LANÇAMENTO DO EDITAL DE CHAMADA DE MULHERES PALESTRANTES

Ministrantes:

Ronnie Duarte
Ana Luiza Mousinho
Bruno Baptista
Carlos Neves

8H50 – ATRAÇÃO CULTURAL

9H – I MESA –  PRIMEIROS IMPACTOS DO CPC-15 E NOVAS FORMAS DE FAMÍLIA BRASILEIRAS

Ministrantes:

Patrícia Freire
Lorena Guedes
Renata Cortes
Patricia Montalvão
Mariana Pacheco
Isabela Lessa
Emília Queiroz
Sabrina Dourado

10H30 – II MESA – REFORMA TRABALHISTA E PERSPECTIVAS PREVIDENCIÁRIAS

Ministrantes:

Ana Flávia Dantas
Renata Berenguer
Núbia Sobral

14H – III MESA – NOVOS CRIMES E O FUTURO CPP

Ministrantes:

Ana Paula Canto de Lima
Carolina Amorim
Marcelle Tasoko

 

15H30 – IV MESA – ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIO E DE CARREIRA

Ministrantes:

Catarina Vasconcelos
Mirella Iglesias
Andreia Maranhão
Isabelita Fradique
Iclea Braga

17H – V MESA – DIREITO, DISCURSO E INCLUSÃO

Ministrantes:

Ana Luiza Mousinho
Goreti Soares
Vanessa Pedroso
Chiara Ramos
Carina Gouvêa
Juliana Lima
Renata Celeste

18H30 – ENCERRAMENTO