Os 85 anos de fundação da OAB Pernambuco são destaque em lançamento de livro nesta quinta (28), no Recife

A instalação da nova sede da OAB Pernambuco, no Recife, às 17h desta quinta-feira (28), será marcada também pelo lançamento do livro comemorativo das oito décadas e meia de fundação da entidade, completados em 2017. A narrativa da publicação OAB-PE – 85 anos de história traça um paralelo entre grandes acontecimentos do país e do estado enquanto ocorria a criação, estruturação e consolidação da seccional.

Em cerca de 150 páginas, a obra traz ainda uma série de depoimentos sobre o atual momento vivenciado pela instituição. Entre eles, o de Claudio Lamachia, atual presidente do Conselho Federal da OAB. A narrativa foi reforçada pelo levantamento sobre conselheiros federais e seccionais, comissões e subseções. O material ressalta outro marco histórico desse ano: o meio século de fundação do Clube dos Advogados, atualmente presidido pela conselheira seccional Nair Andrade, primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da Ordem pernambucana.

O livro também apresenta uma galeria e o perfil de todos os advogados que já geriram a OAB-PE. O conteúdo inclui peculiaridades sobre nomes como o primeiro presidente, Joaquim Amazonas; José Cavalcanti Neves, que presidiu a OAB Nacional e, por quase 20 anos, a Seccional; Joaquim Correia de Carvalho Júnior, à frente da instituição quando da inauguração da primeira sede própria, no Recife; Jorge Neves, responsável pela instalação da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco Professor Ruy da Costa Antunes (ESA-PE) e do Plantão de Prerrogativas; Hélio Mariano, em cujo mandato foi fundada a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape); e do seu filho, Henrique Mariano, grande combatente do aviltamento dos honorários advocatícios e da valorização da categoria.

“Hoje, na instalação da nova sede da OAB Pernambuco, no Recife, também teremos a grande satisfação de lançar o livro que comemora os 85 anos da nossa instituição. Reunindo toda a história da OAB-PE, ele permitirá que as atuais e as novas gerações conheçam os acontecimentos marcantes e as pessoas que dedicaram esforços para a consolidação dessa importante organização. Não tenho dúvidas que se trata de um registro histórico, cuja importância é reconhecida por todos!”, afirmou o secretário geral da Ordem no estado, Fernando Ribeiro Lins.

O livro OAB-PE – 85 anos de história sai do prelo em tiragem limitada. A edição de luxo tem envelope e capa dura com impressão em papel couchê de alta gramatura. Exemplares serão colocados à venda especialmente na ocasião do lançamento.