Pernambucanos participam de painéis e mesas no segundo dia da Conferência Nacional da Advocacia

O segundo dia da XXIII Conferência Nacional da Advocacia contou com vários nomes pernambucanos nos painéis e eventos especiais. Além do presidente e do vice-presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Duarte e Leonardo Accioly, também participaram das programações como presidentes de mesa e debatedores os conselheiros federais pernambucanos Adriana Rocha e Erik Sial, o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação, Frederico Duarte, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e secretária geral adjunta, Ana Luiza Mousinho, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Bruno Baptista, o diretor geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Neves, e os membros da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (CFOAB) Delmiro Campos e Diana Câmara.

No início da tarde, Ronnie Duarte palestrou sobre Direito do Consumidor e o novo Código de Processo Civil no painel 24, presidido pela presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Marié Lima. O painel também contou Cláudia Marques, membro da Comissão Especial de Direito do Consumidor do CFOAB, Marco Antônio Araújo, presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB-SP, Adalberto Pasqualotto, professor da PUC-RS, Gustavo Chalfun, secretário geral da OAB-MG, e Sandra Krieger, presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde do CFOAB.

Os desafios do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foram abordados pelo vice-presidente da OAB-PE e conselheiro do CNMP, Leonardo Accioly, no painel 20, que trata do Poder Judiciário na visão da advocacia brasileira. Presidido pelo membro honorário vitalício do CFOAB Reginaldo Oscar de Castro, a mesa também contou com o vice-presidente da OAB-SP, Fábio Canton Filho; o presidente da OAB-ES, Homero Mafra; o diretor tesoureiro da OAB-SP, Ricardo Luiz Santos; o advogado Paulo Lopo; os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça André Godinho e Valdetário Monteiro; e do conselheiro do CNMP, Erick Venâncio.

A conselheira federal Adriana Rocha presidiu mesa que debateu a diversidade sexual e de gênero e também participou da mesa de honra no evento especial sobre a reparação da escravidão e erradicação do trabalho escravo. O conselheiro federal Erik Sial participou como secretário do painel sobre o presente e o futuro do Direito Internacional.

O painel que tratou da segurança da informação e crimes informáticos foi presidido por Frederico Duarte, presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação. Paralelamente, o evento especial que discutiu os desafios contemporâneos para o Direito Eleitoral contou com os pernambucanos membros da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (CFOAB) Delmiro Campos e Diana Câmara.

Bruno Baptista, presidente da CAAPE, participou do evento que reuniu as Caixas de Assistência dos Advogados de todo o país. O diretor geral da ESA-PE, acompanhado da diretoria da instituição, acompanhou a 11ª Reunião Administrativa de Conselho Consultivo da ENA e XXIV Encontro Nacional da ENA e ESAs. Já o Encontro Nacional do Movimento Mais Mulheres na OAB contou com a participação de Ana Luiza Mousinho, presidente da CMA da OAB-PE.