Posse da nova diretoria da OAB-PE é prestigiada pela advocacia e autoridades

12 maio de 2022

Em uma noite marcada pela grande presença da advocacia pernambucana, de dirigentes do sistema OAB estadual e nacional e de autoridades de grande representatividade dos Três Poderes, a nova diretoria da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil tomou posse de forma oficial. No encontro, realizado no Teatro Guararapes, nesta quarta-feira (11), foram reafirmados os compromissos assumidos com a classe e a sociedade e valorizado o papel da advocacia para a transformação de um estado e de um país com mais democracia e justiça social.

As diretorias da OAB-PE, liderada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e pela vice-presidente Ingrid Zanella, bem como da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), que tem Anne Cabral como presidente, e da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), comandada por Leonardo Moreira, já iniciaram os trabalhos em prol da advocacia desde janeiro, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia de covid-19, só puderam celebrar a posse agora, depois de quatro meses e meio de muitas ações realizadas.

O presidente que se despediu do cargo em dezembro, o agora conselheiro federal Bruno Baptista foi o primeiro a discursar. Em meio a uma fala emotiva e que destacou as ações da OAB-PE para “derrubar os muros” e garantir mais inclusão e pelo cuidado com a categoria durante a fase mais crítica da pandemia, Baptista demonstrou confiança na nova diretoria. “Fico muito feliz em estar passando o bastão para pessoas como Fernando e Ingrid. Fernando é um homem de palavra e que cumpre o que promete. O que não é pouco nesses dias em que as aparências das redes sociais valem tanto. De Ingrid, posso falar com muita propriedade, é uma guerreira, sempre disposta a lutar por uma OAB mais inclusiva”, destacou.

O presidente Fernando Ribeiro Lins destacou a importância da OAB, não somente para a advocacia, mas para toda a sociedade. Ele lembrou do compromisso da instituição em se posicionar “sempre em defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social”. Fernando citou, ainda, a importância histórica que Pernambuco desempenhou no sistema OAB nacional e que perdura até hoje, com a ocupação de espaços importantes. “Não restam dúvidas que a OAB Pernambuco tem um papel de destaque não apenas em nosso estado, mas em todo o sistema do Conselho Federal”, disse o presidente.

A vice-presidente, Ingrid Zanella, falou um pouco da trajetória que ela trilhou dentro do sistema OAB e fez um discurso unificador, para toda a advocacia, como deve ser toda e qualquer gestão da instituição representativa da advocacia. “Não há como falar de gratidão sem agradecer aos 40 mil advogados e advogadas de Pernambuco. Refiro-me à representatividade. Aos eleitores ou não, ativos e inativos, adimplentes e inadimplentes, públicos e privados, até aos formados em Direito que não exercem a profissão, pois a nossa gestão é para todos”, afirmou Ingrid Zanellla.

Coube ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, fazer o encerramento do evento. Ele citou algumas conquistas da atual gestão, como a garantia dos honorários sucumbenciais, as mudanças no Estatuto do Advogado e enalteceu o trabalho e a preparação de muitos que formam a diretoria e o conselho da OAB Pernambuco para realizarem um grande trabalho em prol da advocacia. “Fernando, Ingrid, diretoria, conselheiros, todos têm muita experiência no sistema OAB e estão prontos para garantir muitas entregas para a categoria”, concluiu Beto Simonetti.

Entre os presentes, destaque para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Guimarães; o desembargador Sílvio Neves Baptista, que representou o Tribunal de Justiça de Pernambuco; o governador do Estado, Paulo Câmara; a vice-governadora, Luciana Santos; o prefeito do Recife, João Campos e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros.

Também presentes na cerimônia, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn; o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, Felipe Sarmento; o desembargador do trabalho e corregedor do trabalho, Rui Salatiel; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Neves; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas; o diretor nacional da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Ronnie Duarte; as conselheiras federais, Adriana Caribé e Ana Bernardo; o defensor público-geral de Pernambuco, José Fabrício Lima; o coordenador do Colégio de Presidentes da OAB Nacional, Erinaldo Dantas; o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD), Eduardo Athayde; o presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco, Gustavo Ventura; o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União, Clóvis Andrade; a presidente do Clube dos Advogados de Pernambuco e primeira mulher a presidir uma Comissão na OAB Pernambuco, Nair Andrade.

Presentes também, o presidente da OAB Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros; o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes; o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal; o presidente da OAB Espírito Santo, Rizk Filho; a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges; o presidente da OAB Paraíba, Harrison Targino; a secretária-geral adjunta da OAB São Paulo, Dione Almeida; a corregedora-adjunta do Conselho Federal, Claudia Medeiros; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, Leonardo Moraes; o secretário-geral da OAB Alagoas, Henrique Vasconcelos.

HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA OAB-PE – Todos os ex-presidentes que fizeram parte da história de 90 anos da OAB Pernambuco foram homenageados com a entrega de uma gravura feita em bico de pena pelo artista plástico Cavani Rosas, retratando o prédio-sede da instituição, que originalmente abrigou as instalações do Jornal do Commercio. A cerimônia contou com nomes como Pedro Henrique Alves, Ronnie Duarte, Jorge Neves e Ademar Regueira, além de familiares de ex-dirigentes já falecidos.

Voltar para as notícias