Presidente do Fida é paraninfo em juramento da OAB-PE

A tarde desta quinta-feira (21) foi de Juramento para os novos advogados, advogadas e estagiários da OAB Pernambuco. Na solenidade, que aconteceu no Teatro Guararapes, o presidente Bruno Baptista entregou a placa de paraninfo da turma ao advogado presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) e conselheiro federal, Felipe Sarmento.

Bruno Baptista reforçou o compromisso da OAB na defesa da Constituição Federal, dos Direitos Humanos e das prerrogativas da advocacia. “Recentemente tivemos um caso no interior do estado onde um advogado foi desrespeitado por um delegado, quando estava em pleno exercício da profissão em defesa de um menor que havia sido abusado sexualmente. Neste e em outros casos a OAB estará atenta e ao lado da advocacia para garantir os direitos dos cidadãos”, explicou o presidente da seccional.

O paraninfo da turma, que ocupa a presidência do Fida, destacou o papel da advocacia de zelar pela justiça social e pela garantia dos direitos. “Se até o momento vocês eram cidadãos brasileiros, agora vos recai uma nova e especial responsabilidade, a de agirem como embaixadores da Justiça. Agora vos cabe zelar diuturnamente pela Justiça, pela paz social, pela conservação das instituições jurídicas e pelos valores republicanos, junto com uma honrosa e delicada missão: a de lutar incansavelmente pelo Estado Democrático de Direito”, exaltou.

Também participaram da cerimônia a secretária-geral da OAB-PE, Ana Luisa Mousinho, o diretor-geral da ESA, Mário Guimarães, o presidente da Caape, Fernando Ribeiro Lins, os conselheiros federais Carlos Harten e Leonardo Accioly, o presidente da OAB Olinda, Paulo Joviniano, o presidente da comissão de seleção e inscrição da OAB-PE, Gustavo Freire, o presidente da comissão de assistência aos novos advogados, Leomilton Guimarães, o presidente da comissão de relações acadêmicas, Leandro Félix.