Programação lembra 40 anos do primeiro ato em favor do restabelecimento das eleições diretas no Brasil

Próxima sexta, dia 31 de março, às 10 horas, no Memorial da Democracia, que fica no Sítio da Trindade, um ato comemora os 40 anos do primeiro ato público em favor do restabelecimento das eleições diretas para presidente da República no Brasil. A programação é promovida pelo Ministério Público de Pernambuco, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Universidade Católica de Pernambuco e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco.
O ato rememora o episódio em que os vereadores José da Silva Brito, Antônio Amaro, Severino Farias e Reginaldo Silva organizaram um comício em Abreu e Lima, no dia 31 de março, discursando para cerca de 100 pessoas, em cima de um caminhão, para conclamar a volta das eleições diretas e democráticas para presidente da República no Brasil.
Foi a partir de Pernambuco que, em seguida, surgiram atos em Goiânia, Teresina, São Paulo. Em abril de 1984, o movimento histórico reuniu um milhão e meio de pessoas em uma passeata que saiu da Praça da Sé até o Vale do Anhangabaú. A emenda Dante de Oliveira foi derrubada porque conseguiu 298 votos, quando precisava de um terço da Câmara, ou seja, 320 votos. Por isso, não chegou nem mesmo a ser apreciada pelo Senado.
O ato no Memorial da Democracia é aberto ao público.