Sala dos Advogados do Fórum de Brejo da Madre de Deus homenageia Ismael Hypolito Cordeiro de Melo

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Os profissionais da advocacia de Brejo da Madre de Deus e redondezas contam agora com uma Sala dos Advogados no Fórum Bela. Inácia Marinho Silva. O espaço, inaugurado nessa quinta-feira (14) pelo presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, recebeu o nome de Dr Ismael Hypolito Cordeiro de Melo. O homenageado atuou durante muitos anos como advogado rábula e provisionado na região até o seu falecimento em 1985.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário geral da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, e o presidente e a secretária da Subseção da OAB em Santa Cruz do Capibaribe, Eraldo Cezar Rodrigues e Maria Verbênia Joventino. Entre outros advogados e advogadas, também compareceram ao fórum os conselheiros da subseção Josefa Vasconcelos e Marcos Henrique Lima.

A Sala dos Advogados conta com computador, impressora, mesa e cadeiras. Instalada em espaço reservado, possibilitará ainda a realização de reuniões rápidas e de pequeno porte entre profissionais e clientes.

Homenagem – Ismael Hypolito Cordeiro de Melo foi advogado rábula e provisionado em meados do século passado. Começou a exercer a atividade quando esteve preso no Recife devido a um crime contra a vida ocorrido em legítima defesa. Na época, dividiu cela com um advogado forense com quem aprendeu muito do ofício. Perto de ser libertado, por indicação de um carcereiro, passou a redigir habeas corpus voltados para a liberação de detentos mantidos no local mesmo após o fim da pena.

Depois de cumprir seu tempo na prisão, foi contratado como escriturário no cartório de Brejo da Madre de Deus. Exerceu outras atividades na área até receber o convite de um juiz para ser rábula. Ele foi habilitado efetivamente como provisionado na gestão de Hélio Mariano da Silva como presidente da OAB-PE (01.02.1983 a 31.01.1985).