TED autua advogados e escritórios em fiscalização a postos do INSS no Recife

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Pernambuco realizou, nesta terça-feira (6), fiscalização disciplinar nos postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Estrada do Arraial, em Casa Amarela, da Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, e na rua Corredor do Bispo, na Boa Vista, no Recife. Nas três visitas, o presidente do TED, Marcus Lins, flagrou irregularidades praticadas por advogados e escritórios, como a captação indevida de clientes via intermediários.

“Esse tipo de fiscalização ocorrerá de forma rotineira e sem aviso prévio, tanto nos postos do INSS quanto na Central de Flagrantes e nas audiências de custódia, a fim de identificarmos advogados que, para angariar clientes, insistem em cometer infração ético-disciplinar prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB”, explicou o presidente do TED.

Desde o início do ano, o Tribunal de Ética e Disciplina vem realizando blitz educativas em toda a Região Metropolitana do Recife pelos postos do INSS e Central de Flagrantes. Desta vez, por ter sido de caráter punitivo, o TED recolheu o material impresso que os advogados estavam utilizando para captar os clientes por meio de “quatis” – nome popular para atravessadores – como panfletos e cartões, e abrirá procedimentos ético-disciplinares contra os respectivos escritórios e advogados. Os nomes são mantidos em sigilo por determinação do Código de Ética.