TRT6 homenageou gestores da OAB em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça Trabalhista

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, compôs a mesa de abertura da solenidade de entrega da Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) na noite dessa segunda-feira (14). Durante o evento no Teatro Santa Isabel, no Recife, a honraria foi outorgada ao presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia; ao presidente da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Neves; e a Frederico Preuss Duarte, presidente das comissões de Processo Eletrônico (CPE) da OAB-PE e Especial de Direito da Tecnologia da Informação da OAB Nacional.

A cerimônia foi bastante prestigiada por membros dos mundos político, acadêmico e jurídico – incluindo membros da Diretoria da Ordem no estado: o secretário geral Fernando Ribeiro Lins, a secretária geral adjunta Ana Luiza Mousinho e o presidente da Caixa de Assistência os Advogados de Pernambuco (Caape), Bruno Baptista. Também compareceram os conselheiros federais Pedro Henrique Reynaldo, Gustavo Ramiro e Carlos Harten, vários conselheiros seccionais, a Ouvidora Patrícia Maaze, a presidente da OAB Ipojuca Jarlenira de Araújo e diversos presidentes e membros de comissões da OAB-PE, entre outros profissionais da categoria.

Claudio Lamachia afirmou sentir-se gratificado pela homenagem do TRT6 e dedicou-a a todos os advogados e advogadas do país e, em especial, aos que militam na área trabalhista. Carlos Neves ressaltou que a outorga da comenda é o reconhecimento do trabalho intenso que tem desenvolvido nos anos em que está à frente da ESA-PE e às discussões sobre a reforma trabalhista promovidas pelo braço educacional da entidade. Ele compartilhou a deferência com docentes e funcionários e funcionárias que atuam na Escola e em toda a Seccional. Frederico Duarte creditou a concessão da medalha principalmente ao seu envolvimento, desde 2012, como representante da OAB-PE no âmbito do Tribunal para tudo o que envolve o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Em 2017, o presidente Ronnie Duarte foi agraciado com a Medalha do TRT-PE. Na mesma edição, também foi contemplada a conselheira federal da OAB-PE e professora acadêmica Adriana Rocha.

Mais – A Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira foi instituída pelo TRT-PE em 1987, na gestão do então presidente José Guedes Corrêa Gondim Filho como parte das comemorações pelo centenário da Abolição da Escravatura, celebrado no ano seguinte. Desde a sua criação, ela é concedida a personalidades de diversas áreas e instituições que se destacaram por sua contribuição à Justiça Trabalhista pernambucana ou em outros campos de relevância social.

A comenda leva o nome do político pernambucano que, enquanto conselheiro de Estado no Brasil Império, teve papel importante na abolição da escravatura no Brasil. João Alfredo Corrêa de Oliveira foi signatário da Lei Áurea. Assinado em 13 de maio de 1888, o documento determinou o fim da escravidão no país, um dos marcos históricos mais relevantes para as relações trabalhistas em território nacional.


​Crédito das imagens: Alysson Maria e Larissa Correia